Ser ou não ser empresário. Eis a questão

Como nos últimos anos o emprego formal se tornou mais escasso, muitos dos brasileiros têm se questionado se chegou a hora de montar o seu próprio negócio.

Se por um lado o emprego diminui, por outro, as oportunidades de “trabalho” aumentam acentuadamente, mas diante disso, como o empreendedor deve se preparar?

Para responder essa pergunta lembramos que temos hoje, duas categorias de empresários – aqueles que montam um negócio por oportunidade e os que montam por necessidade.

Ambos possuem um sonho que é o de fazer do seu próprio negócio o seu “ganha pão”.

Os que montam por oportunidade possuem uma probabilidade maior de alcançar o sucesso, já que dispõem de mais tempo, mais recursos e, muitas vezes, mais conhecimento. Já os que montam um negócio por necessidade, em tese, o iniciam sem tempo, sem recursos, e por conseqüência, sem planejamento, o que compromete o seu sucesso.

Pesquisas do SEBRAE dão conta de que as causas de mortalidade das empresas estão ligadas a falta de planejamento e gestão. Diante desse dado, é inevitável concluirmos que os empreendedores por necessidade acabam sendo os protagonistas nesse quadro de fechamento de empresas.

Essas pesquisas vêm sendo realizadas há muitos anos e nos traz um dado altamente positivo. A redução da taxa de mortalidade que era de 80% para apenas 24%, para empresas com até 2 anos. Essa redução e o conseqüente aumento da sobrevivência decorrem de pelo menos 3 fatores:

– A disponibilidade cada vez maior de informações, onde o próprio SEBRAE/SC lançou um serviço de orientação a distância e gratuito para quem deseja abrir e/ou gerir melhor sua empresa, é o Negócio Certohttps://www.sebrae-sc.com.br/Negocio Certo/ .

– O aumento da percepção dos empreendedores de que é fundamental se preparar antes de abrir sua empresa.

– O atual momento da economia brasileira que faz com que o mercado esteja aquecido na maioria dos segmentos, principalmente no cenário interno.

Salientamos, ainda, a capacidade de inovação, criatividade e persistência que o brasileiro possui, no entanto, tais características não garantem o sucesso nos negócios.

É com a elaboração do plano de negócio que o empreendedor poderá identificar a viabilidade ou não da futura empresa e descobrir se chegou o momento de ser ou não ser empresário. Eis a questão.

Resultados patrocinados para: Negócios

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. junho 26, 2011

    Ser ou não ser empresário. Eis a questão *https://bit.ly/kuI0IY

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *