Preceitos Alimentares Dos Terreiros Da Bahia

PRECEITOS ALIMENTARES DOS TERREIROS DA BAHIA

Do jeito que foi ensinado pelas pretas velhas guardiãs da tradição oral e das crenças do candomblé.

*Para tirar ardor de pimenta,bebe-se um gole de café bem quente e sem açúcar. 8Quem tem ferida não come tainha;xaréu pode ser comido se tirarem todo o sangue e curarem com limão.

*Caranguejo,siri ou outro qualquer bicho cheio de pernas não pode ser comido por mulher parida ou “de lua”. Dá câncer.

*Quem come ovo cozido,não bebe cachaça;Faz congestão.

*Quem come o último bocado do prato alheio fica miserável;Não se dá,nem o primeiro,nem o último bocado. Quem der,ficará insatisfeita.

*Quem come na panela terá chuva no dia do casamento.

*Não se come carne fresca em casa de defunto fresco.

*Um pedaço de cortiça ou três grãos de milho dentro da panela,amolece qualquer carne.

*Comer banana mabaça faz ter filhos gêmeos.

*A pessoa engasgada deve chamar por S. Brás e comer farinha seca.

*Moça solteira não senta em cabeceira de mesa,não passa palito nem tira o último palito do paliteiro,sob pena de ficar prá titia.

*Para a comida ficar gostosa,principalmente se for peixe, o tempero deve obedecer um ritual:a cebola,depois de cortada em rodelas bem  finas,deve ficar de infusão dentro de uma vasilha tampada,junto com tomate machucado eo alho pisado e vinagre temperado com sal;meia hora é o bastante.

*Quando se faz comida de azeite tira-se sempre um pouquinho e joga-se num matinho verde para os “meninos”(Cosme e Damião).

*Comida de mulher parida é temperada com salsa,nunca com coentro;ela não deve beber leite nem comer f´igado,mocotó,arraia ,nada reimoso.

*Se a comida ‘tá atrasada a cozinheira deve jogar sal no chão e tudo começa a andar mais depressa. Sal no fogo faz visita indesejável ir embora logo.

*Pimenta de cheiro no chão da cozinha é briga certa dentro de casa.

*Se morre o morador de uma casa,deve-se varrer a casa de dentro prá fora;para que o rastro do defunto acompanhe sua alma e não volte pra fazer visagem.

*Se um homem comer comida pesada(mocotó,cozido. feijoada)não deve fazer sexo logo em seguida;pode ter congestão e acordar no Paraíso;embora morra no cumprimento do dever,e isso é coisa de macho.

Até mais ver. . . .

Baiana,mulher,65 anos,professora,escritora amadora,trilingue;gosto de arte,literatura,cinema,viagens.

Resultados patrocinados para: Negócios

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. abril 19, 2010
  2. abril 19, 2010

    Preceitos Alimentares Dos Terreiros Da Bahia: PRECEITOS ALIMENTARES DOS TERREIROS DA BAHIA Do jeito que foi ensina… https://bit.ly/9Q9dga

  3. abril 19, 2010

    Preceitos Alimentares Dos Terreiros Da Bahia: PRECEITOS ALIMENTARES DOS TERREIROS DA BAHIA Do jeito que foi ens.. https://bit.ly/9AZeDt

  4. abril 20, 2010

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *