Nas Trilhas do Código de Barras

I – Considerações Iniciais

Você já parou para observar que quando compramos roupas, calçados, medicamentos, enlatados, eletrodomésticos, etc. em suas embalagens sempre aparecem os chamados “códigos de barras”?

Você já parou para pensar para que elas servem? Na verdade, elas tornam mais eficazes e seguros os sistemas de compra, venda, controle e armazenamento de mercadorias.

Imagine você fazendo a compra do mês em um grande supermercado. Agora, imagine a atendente do caixa tendo que digitar preço por preço de cada produto comprado por você. É claro que, isso levaria um bom tempo e iria comprometer boa parte do seu dia.

Mas hoje, graças à tecnologia que veio para facilitar a nossa vida, tudo passou a ser mais rápido. Essa situação descrita acima, acontece todos os dias em todas as partes do país, e o que vemos são a rapidez com que nossas compras são processados apenas passando o código de barra por um “luz” que tem o poder de dar todas as informações necessárias para que nos pudéssemos efetuar o pagamento do bem comprado.

Na maioria das grandes cidades brasileiras, os grandes supermercados controlam suas vendas passando o código de barras impresso nos produtos por um leitor ótico que o transmite para um computador central. A função desse computador é decodificar a mensagem, localizando o produto e todas as suas características: preço, data de validade, peso, marca, etc. Numa planilha, é retransmitida os dados para a tela do terminal onde o produto está sendo comprado.

No Brasil, existem vários tipos de códigos de barras. A cada produto é atribuído um código formado por 13 números. Cada número é representado por duas barras e dois espaços.

II – O que significa o Código de Barras

No nosso país, há vários tipos de códigos de barras. A cada produto é atribuído um código formado por 13 números. Cada número é representado por duas barras e dois espaços.

Vejamos um exemplo de um produto e o que significa os números presente no código de barras:

Objeto em estudo: pote de margarina

Peso: 1 Kg

Marca: X

Data de fabricação: 09/01/2010

Data de validade: 08/07/2010

Lote: 730822

Código de Barras: 7891080404887

789 = prefixo do país

1080 = código do fabricante

40488 = código do produto

7 = digito de controle

O último número, que é o digito de controle, é calculado à partir dos doze números anteriores por meio de uma fórmula simples:

1) Adicionam-se as cifras das posições ímpares, da esquerda para a direita, do código:

( 7 + 9 + 0 + 0+ 0 + 8) = 24

2) Triplica-se a soma das cifras das posições pares, da esquerda para a direita, do código:

[ 3x(8 + 1 + 8 + 4 + 4 + 8] = 99

3) Adiciona-se os resultados:

24 + 99 = 123

4) O digito de controle é o número que se deve acrescentar a 123 para se obter a próxima dezena:

130 – 123 = 7

Agora que você já aprendeu o que é, e como funciona os códigos de barras, leve esta atividade para a sala de aula e trabalhe com seus alunos.

III – Considerações Finais

A intenção deste artigo é abordar os códigos de barras, explicando aos nossos alunos qual o seu significado e porque todos os comércios aderiram ao seu uso. Aconselha-se que o professor peça aos seus alunos para que cada um traga uma embalagem de casa e todos façam o estudo de como encontrar o digito de controle. Seria bem interessante se alguém trouxesse embalagens de outros países para estarem abordando o código do país e também embalagens de produtos diferenciados.

Trabalhar temas do cotidiano, além de enriquecer nossas aulas ainda contribui para um aprendizado mais eficaz às nossas crianças.

IV – Bibliografia

BIGODE, Antônio José Lopes, 1955

Matemática hoje é feita assim/Antônio José Lopes Bigode – São Paulo: FTD, 2000

https://eletronicos.hsw.uol.com.br/codigos-de-barras-upc.htm (acessado em 30/10/2010 às 20:24 horas)

https://www.artigonal.com/educacao-artigos/nas-trilhas-do-codigo-de-barras-3582535.html

Autor: Rosenilda Silva Araújo

Licenciada em Matemática

Graduada pela Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT)

Pós-Graduada pelo PROMINAS/FINOM em Ensino de Matemática

Trabalha atualmente com Ensino Fundamental e Ensino Médio no município de Porto Estrela/MT

Resultados patrocinados para: Negócios

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *