Manual Administrativo

MANUAL ADMINISTRATIVO

Regimento Administrativo Ministerial da Igreja Evangelho Apostólico Cenáculo da Aliança Cristã

– Cartilha de Administração –

com base no organograma administrativo do cenáculo da aliança cristã

” Administrar Ministério em muitos casos parece- me a mesma coisa de administrar uma empresa , mas quando cuidamos de empresas ou negócios , cuidamos de negócios mas o ministério quando cuidamos d’Ele cuidamos do empreendimento não de um homem mas de um Deus Jesus Cristo ,somos mais do que administradores somos gerentes contratados para cuidar do povo de Deus” Ap C. M.

A liderança do Cenáculo da Aliança Cristã é compostas por ministérios que trabalham em uma só conjuntura afim de fazer cumpridos os propósitos de Deus aqui na terra . comprometido com a ética e a honestidade dentro dos vários segmentos que desenvolve o Cenáculo da Aliança entendemos que é necessário conhecimentos do que fazemos e se fazemos é por que gostamos e porque fomos chamados para uma obra ilimitada, a obra de Jesus Cristo o senhor. Todo ministro do chamado por Deus neste Ministério deve desenvolver características que irão determinar o seu sucesso neste Ministério .

Seja qual for seu Ministério independente do seu grau de instrução, condição, financeira, necessário que você tenha ::

l – coragem, para agir, em falar e fazer é necessário que o ministro tenha coragem em fazer a obra de Deus , nunca tenha medo desenvolva coragem.

2- Unidade você encontrará a impossibilidade e o fracasso for individualista,é necessário um trabalho único, unificado um trabalho um ministério depende do outro e se houver unidade o seu e o do outro (sucesso) será visto, e seu trabalho será produtivo.

3 – Submissão as autoridades, mais que uma regra é uma ordem de Deus para a Igreja ,o caminho do sucesso e a submissão as autoridade no Cenáculo da Aliança é a regra para o seu sucesso, não diga que alguém é maior que você mas respeite e obedeça e honre seus superiores, seja submisso ,E Deus te exaltará.

4- Dinamismo, seja dinâmico, pense rápido, faça bem feito, esteja disposto sempre, e o seu Deus te ajudará esforça-te e tenha bom ânimo, ser dinâmico é dispor- se não parar.

Estas características são necessárias para a administração dos Ministérios no Cenáculo da Aliança.

Nós não chamamos de cargos, mas designamos as funções e a denominamos por Ministérios, cada Ministério, que vamos conhecer logo mais, deverá obedecer os critérios estabelecidos por este documento de acordo com o estatuto deste Ministério.

Outro mal que existe e deve ser destruído é o individualismo e o egoísmo humano . Muitos entendem que são insubstituíveis, isto é uma fantasia e se assim fosse, abriria-se uma brecha enorme para displicências e para a ineficiência isso é mal e ruim e mais para a Organização, as pessoas sempre que são posicionadas a fazer algo muito importância do assunto, quer tornar-se individualistas tomado de um egoísmo enorme, muitos profissionais absolutizam-se em seus cargos achando porém que não precisam de orientação, treinamento ou qualquer tipo de consultoria, o individualismo olhando do aspecto egoístico é extremamente negativo na produtividade de qualquer trabalho, todo trabalho é melhor quando : idealizado por alguém compartilhado com outro ,arquitetado e planejado por um grupo , construído por uma equipe . inspecionado e aprovado por uma sessão, comercializado por um departamento e certamente este produto beneficiará a muitos. Assim todos participarão, terão êxito e sucesso naquilo que fizerem. Pense nisto, o individualismo profissional é uma maldição para os negócios arranque-o e seja próspero e bem sucedido .

P. A. I. D. –

A teimosia, desobediência é falta de sabedoria, uma pedra é um grande mal mas ninguém pode confundir teimosia com persistência a ponto de desobedecer conceitos importantíssimos da administração.

O modo de administrar é o mesmo desde uma dona de casa ou uma pequena empresa até uma grande multinacional, não muda apenas as proporções dos resultados; uma regra para o sucesso é crer nos absolutos isto não quer dizer que a teimosia será pertinente quer dizer que a crença e a fé nas nuances que parecem quase impossíveis são determinantes para o sucesso, a teimosia as vezes é falta de conhecimento e acima de tudo imprudência é como vemos a maioria das vezes todo o processo produtivo e acometido de prejuízos é melhor a boa índole para ouvir e poderá e tomar uma decisão clara definitiva mas que não exponha a organização a um prejuízo comprometedor e então uma decisão é muito melhor aproveitada quando compartilhada a teimosia vai desaparecer se você compartilhar suas ideias e diversões quando você obedecer regras básicas de seu sucesso e administrar forte o seu prejuízo desaparecerá então tire a teimosia de uma vez por todas e ande pelo caminho da sabedoria.

P. A II

– Sabedoria. Administrativa Espiritual

Deve-se entender que administração não é apenas um conceito teórico, mas deve haver sabedoria espiritual para tomar decisões e resoluções que tragam sucesso. “Administrar é dom de Deus, e a sabedoria não consiste somente em palavras, a sabedoria é feita e vista com atitudes “.

Quantas empresas quebram por falta de sabedoria, ser sábio não saber de todas as coisas, mas se preocupar em alcançar o máximo em sucesso, devemos lembrar porém que sabedoria é tomar decisões acertadas, agora estas decisões são para Executar Projetos,

PA-I

– Limpar a Casa

. Deve-se limpar a casa dos males que interferem na resolução, na tomada de decisão e na retomada do crescimento

” Se você arrancar um mau que tem atormentado estará habilitando sua vida para um

grande sucesso ” C AM (ApCM)

Nesta Primeira é necessário entendermos que:

– quando decidimos ou vemos a necessidade de crescer, desenvolver, retomar lucros crescimentos, iniciar novos projetos, existem alguns problemas que se tornam num mal terrível contra o seu avanço, isto é, contaminações em administração chamamos de vícios, são sujeiras que impedem que o seu sucesso seja visto, trazem sérios prejuízos, e não só isso, fazem você tropeçar quando você vai buscar seu crescimento, portanto agora limpe a casa a começar de você, estes males que interferem às vezes estão dentro de você, são defeitos, vícios, pedras que estão na sua mente, na sua alma, na sua carne, e amarram o seu estado de espírito, danificando você impedindo seus sonhos, destrua-os, arranque-os ,agora .

P. A. I. A. –

Não chore nem lamente-se pêlos problemas que acontecem contra você.

Existem pessoas, a maioria delas, costumam dizer dos problemas “é um problema meu”. “é um problema pessoal”, elas se esquecem que vivemos em sociedade em comunidade, todo problema que acontece comigo por menor que seja ele interfere na vida dos outros que rodeiam na vida do país que depende da sua contribuição do teu trabalho para ele cresça e verdadeiramente seja digno e devolva para você tudo que você produziu, as dificuldades elas acontecem a partir do momento que você dicidir crescer, não chore, (mate seus,sentimentos pessimistas) e negativos, não deixe que os seus chamados “problemas,pessoais” interfiram no seu comando, mate-os, não perca tempo chorando ou lamentando, não contamine sua mente, seu espírito ou sua alma com a angústia ou a tristeza,” Tenha bom ânimo, em todo tempo e seja bem sucedido em tudo quanto fizer ”

P. AI. B-

Elimine a aflição espiritual que traz desassossego nos seus negócios . Existe este outro problema que está entrando na vida das pessoas, é fácil o interior se afligir devido os problemas que ocorrem ,somos uma caixa cheia de emoções e elas interferem, e muito nas decisões intelectuais e administrativas, e por isso que as emoções se tornam um mal destrutivo na vida de uma administração, o seu estado de espírito é muito importante nos esforços que requererão de você frieza e um ânimo muito expressivo Isto por tanto não deve ser esquecido por você, se quiser ter sucesso você deve acima de tudo eliminar a aflição, a falta de paciência, e a força espiritual, seus esforços não podem ser meramente humanos eles devem ser recheados de força espiritual, para que você atraia paz, alegria, amor, sucesso então elimine das suas atitudes a aflição que atravessa sua vida e seus negócios, arranque este mal e seja bem sucedido em tudo o que fizer. projetos são sonhos que invadem sua mente em momentos especiais, você não pode desprezar estes momentos, pois são estes momentos que darão a você a Sabedoria em realizar estes projetos.

É de grande importância que em uma administração existe projetos grandes e que estes projetos sejam ambicosamente lucrativos, em todos os pontos de vista, e e principalmente do emocional e financeiro, criar projetos é algo extremo e grandemente poderoso porque muitas vidas, abre caminhos, e envaidece o homem e manifesta Deus, portanto crie e você beneficiará a sociedade em que você vive. Assim você deve ter:

AIIA P. –

Humildade diante de Deus e dos homens e sabedoria na resolução dos pequenos problemas para que você alcance os grandes alvos.

Nos grandes empreendimentos os cargos do alto escalão são muito importantes pois são eles que definem e criam resolução para problemas específicos, muitas as vezes isto gera prepotência, arrogância em pessoas que acham que são insubstituíveis, e neste caminho encontram a falta de humildade; saber que Deus é quem opera. Ele escolhe pessoas específicas, mas o poder e a sabedoria ele dá a quem pede e a quem ele quer, todos podem ser capazes, portanto a sua vida tem que se auto avaliar e abrir espaços para humildade e o companheirismo, bom senso enfim abrir, visando sempre o sucesso em tudo que fizer, resolvendo problemas que atrapalhem seu crescimento, use todos os membros, para que seu projeto seja um sucesso não só para você, mas para sua empresa, negócios e para todos que trabalham contigo e vivem ao seu redor. Seja sábio e humilde pois o teu sucesso será visto, então engrandeça os outros e deixe que os outros engrandeçam você.

PAIIB –

Crer na força que existe em você e não desobedeça ordem superiores.

Temos no Brasil. cinco regiões, que compreendem vinte e sete estados, cimo mil quinhentos e sete cidade onde vivem mais de cento e setenta milhões de brasileiros para nós do Cenáculo da Aliança é um grande desafio, e a pergunta é como chegar a este tão grande contingente um dos maiores países do mundo deve ser um exemplo para todos que desejam criar um modelo de administração, ninguém pode vencer um grande desafio senão tiver coragem para enfrenta-lo, coragem é o efeito do conhecimento da força interior que existe em você esta força porém deve ser desempenhada em função da Organização o desafio que está a frente de você, deve ser enfrentado e vencido, por maior que seja, existe uma força dentro do seu espírito, que se levantará com grande poder, mas não desobedeça as ordens e diretrizes, doutrinas e conselhos dos seus superiores, pois a desobediência é como a feitiçaria, ela (a desobediência) é uma pedra em qualquer administração, a submissão porém é uma arma de seu sucesso para quem deseja alcança-lo

– Então honre sua organização, os seus líderes . Crie e Persevere até o fim. Creia na força que há em você e tenha sucesso em tudo o que fizer.

Tenha coragem em avançar, é necessário não ter medo de crescer, em uma economia instável, como nos paises capitalistas de nossa época, muitos se acovardam com as projeções económicas, basta que você tenha coragem e um planejamento.

Faça então um orçamento anual dentro do calendário de festas, estabeleça margens de gastos e receitas, a economia é um grande mundo de incertezas e as vezes prepara armadilhas, mas se você tiver uma margem isto te dará reservas e você estará preparado para estas armadilhas + faça isto de preferência no mês de janeiro ou em dezembro do mês anterior, isto vai facilitar os seus gastos e evitar prejuízos na sua receita, o importante é não gastar. , a mais do que se fatura, tenha sempre uma reserva por menor que seja ela te ajudará.

Busque indicadores de mercado, é importante que estes indicadores sejam atualizados, dólar, ouro, bolsa, é sempre importante saber acerca de poupança e fundos de aplicação, parece ser chato procurar todas estas coisas, mais todo administrador deve se aplicar a leitura de jornais, informações que irão beneficiar suas atitudes, estes indicadores te dão base para produzir bons negócios, e te colocar dentro da realidade de negócios de mercado.

PAIII-B

Seja responsável cuide bem dos seus negócios não apenas como fonte de riqueza, mas como sua própria vida.

Se você não amar o que você faz não existe ligação lucrativa, o segredo do sucesso é o amor naquilo que sua vida está empreendida sem amor é impossível manter-se em alta,ame sua gerência todo Ministro do Cenáculo da Aliança é considerado como agente do alto escalão, portanto ame o que você faz, proteja, faça crescer, promova seu negócio o seu Ministério.

Procure criar caminhos de construções evite os investimentos duvidosos, não precipite recursos grandes pois se você perder, você vai perder tudo, então seja ousado, mas sempre prudente, sendo assim a sua responsabilidade será a chave para o êxito, para o sucesso e os lucros virão, talvez seja a curto, médio ou longo prazo. Se estas medidas forem observadas por você a sua administração sem dúvida será um grande sucesso, ser responsável é mais que um mérito, é um sucesso, e não criar caminhos de destruição é administrar bem. E quem administrar bem terá os lucros e louvores disso, sucesso.

PAIII C

Promova sempre a união e o bom entendimento.

A produtividade de um departamento ou de uma empresa esta ligada diretamente ao estado de espirito e humor daqueles que trabalham, as disputas desnecessárias não ajudarão no bom desempenho e na produtividade, as rivalidades, as brigas no setores de trabalho só atrapalham, o Gerente ou administrador tem que tomar a iniciativa, de promover acima de tudo a unidade, a paz e o bom ambiente, de trabalho fazer um trabalho de recursos humanos, as disputas podem existir desde que se tenha um objetivo, regras justas, lideranças, maduras, as pessoas envolvidas devem ser bem remuneradas e não só isso, os prémios,devem beneficiar todo o grupo .

Seus colaboradores a trabalharem por festa, por alegria fazendo isto você fará bem a eles.

Promova a festa e o bem estar, invista nisso, insista de forma absoluta, jamais pense em querer os lucros só para você, a fama, o sucesso e os lucros devem ser divididos com quem cooperou, ao invés de dizer quem é o pior, procure exaltar os valores que existem no seu grupo de trabalho .

Fazendo isto você vai produzir um bom ambiente produtivo e com muita alegria, preservando o grupo e fazendo dele uma máquina de alegria, paz, corporativismo e sucesso

P. IV A..

Política de expansão de negócios .

Expandir é tomar terrenos habilitados ou não, é vencer concorrentes e estabelecer seu propósito, e dar lugar a grandes conquistas “A grandeza de um homen é lutar por aquilo que crê e fazer multiplicada a sua crença ” Apcm.

Faça do seu Ministério a sua crença, faça do seu ministério a sua vida, é necessário expandir e crescer então uma luta é tratada contra teus inimigos (Problemas e dificuldades), expandir é uma característica de poucos, há aqueles que acham que o que já conseguiram está de bom tamanho; eu lhe convido a olhar ao seu redor enquanto houver terreno, enquanto houver pessoas, inteligência a ser explorada haverá campo para crescimento, para crescer deve-se ter uma coordenação nas atitudes de crescimento ; não se pode crescer de qualquer forma, senão quando chegar a grandezas maiores será impossível administrar, não se pode inchar, isto é crescer sem qualidade, senão não permanecerá, então para isto existe uma política de desenvolvimento, coordenação de forças e de crescimento, quero fazê-los entender que precisa de abrirmos os olhos e sabermos que crescer é mais que um desejo meu, mais uma necessidade desta organização (reino).

Então:

P. IV A.

Saiba o que conquistar

A primeira característica de um Ministro, um administrador, é o conhecimento da sua própria conquista, saber a quem conquistar, marca a vida do Ministro, o feito da vitória,do sucesso só é visto quando você encontra o caminho da luz, e o caminho do sucesso você encontrará quando você souber o que realmente deve se conquistar, o senhor quer dar você uma visão de conquista através deste Ministério de administração, a questão agora é:

– O que devo conquistar o alvo está diante de você e se você decide atingi-lo

l – Tenha um grupo forte a sua equipe de trabalho é muito importante no êxito do trabalho, como numa operação de guerra, como num exército forte, esta equipe deve obedecer uma hierarquia, deve também ser confiante e exclusivo para isto você deve : A – encaminhar características de guerra.

B – Analisar qualidades de pessoas ,selecionar. Elimine então o conceito morno da sua administração, jamais permita que o mais ou menos, quase bom, ou igualzinho. Existem tipos de pessoas e você precisa saber distingui-las veja:

l b- Aquele que não quer nada, tudo que você oferece como trabalho, ele sai fora. Rejeita o que lhe é imposto como ordem, se você, não conseguir mudar a situação dele através de duas ou três conversas, desista pois ele tem peso de zero a negativo.

2b- Aquele que te ouvi obedece tem vontade, mas às vezes faz tudo errado, você pode muda-lo e então trabalhe duro para ensiná-lo, ele te dará lucro.

3b- Aquele que sabe conhece, mas aceita quando quer, este é um perigo, pois não trabalha pela organização é individualista, elimine-lo, este é morno só te trará problemas.

4b- Aquele que obedece sem questionar se esforça no trabalho, é bom no que fez e faz com amor, invista nele e não perca por nada, ele é sua fonte de lucro.

P. A. IV-B

Tenha estratégias e invista nelas até alcançar os objetivos.

Criar estratégias para crescer e expandir é o único meio para dar sustentação e solidez ao crescimento e ter estratégias seguras, e estas devem ser entendidas pelo grupo de trabalho, uma instituição quebra-se por que falta-lhe estratégias para criar uma malha de proteção onde, a inflação, a sazonalidade, os obstáculos de mercado não interfiram no seu plano de crescimento, os objetivos devem ser alcançados independente das situações ou obstáculos que rodeiam, ter uma estratégia elaborada onde todos os riscos são previstos e onde a criação se desenvolva, a expansão dos negócios requer uma estratégias e investimento sólido, certo, e uma das melhores estratégias é o Marketing Exclusivo, a palavra quer dizer propaganda, e para crescer e necessário que os outros conheçam o seu produto, o seu negocio, não deixe de investir no seu marketing, e necessário que a propaganda seja vista e conhecida por todos, para crescer tenha uma estratégia de marketing, isto levara você à grandes conquistas, então crie um marketing exclusivo, viva o seu negócio, a propaganda dará a você, uma nova abertura de lucros, sucesso e crescimento.

P. A. IV-C

Trabalhe sem cansaço

Como dissemos no inicio deste programa temos uma responsabilidade e um compromisso enorme, às vezes longe da nossa realidade humana, más vamos entender que o desafio é proporcional a força que você tem, o mundo conspira a favor dos entusiastas, aquele que vive em função do bom humor, da alegria, as coisas acontecem na vida daqueles que querem viver, que querem produzir, vivemos no Brasil, em um pais que vive uma promessa muito grande e esta promessa de grandeza, de produtividade é o tempo de olhar o contexto político, económico, e as forças sobrenaturais estão trabalhando a fim de fazer crescer este pais, um pais só cresce se tiver pessoa trabalhando, organizações sérias e promissoras, comprometidas com o crescimento do pais, é isso que devemos entender, o povo brasileiro é um povo forte, e não só isso, é também um povo alegre que entusiasma o mundo com sua força, sua cultura, temos uma organização promissora chamada Cenáculo da Aliança, por tanto: nossas igrejas, associações, lojas emissoras de comunicação, editoras, escolas, enfim toda rede Cenáculo da Aliança deve ter em sua administração esta visão de responsabilidade, crescimento e amor pelo que se faz e pela organização que se pertence. A tarefa e muito grande e precisa de um trabalho contínuo, trabalho sem cansaço, o trabalho marca uma instituição, e deve ser incansável por todos os departamento, a fim de que sempre funcione, trabalhe de dia, de noite, respire e viva os projetos do Cenáculo da Aliança, crie, tenha ideias, e iniciativas produtivas à Organização pense sempre assim primeiro a Organização depois eu, más se “eu” estiver bem à Organização irá bem, tenha amor, submissão, respeito ao Cenáculo da Aliança e aos seus companheiros e colaboradores.

Este manifesto é para todos os ministros que administram frentes de trabalho, devem obedecer estes princípios de administração, agora cada ministro deve criar suas subcomissões e quantas forem necessárias para trazerem crescimento à Organização.

• A ordem portanto é trabalho acima de qualquer coisa, o trabalho deve marcar nossa administração, pois quem trabalha produz, quem produz sob uma boa administração cresce enriquece e não para nunca de crescer, é isto que queremos de você, a partir de agora: nada de ociosidade, preguiça ou problemas interfiram no trabalho.

A regra é crescer. e para crescer precisamos de trabalho, então trabalho a partir de agora daremos uma explanação dos Ministérios responsáveis pelo crescimento e administração da

Organização Cenáculo da Aliança Cristã

Conforme o Organograma.

O organograma administrativo é composto por todas as principais lideranças ordenadas e consagradas, para que o trabalho se desenvolva na melhor qualidade é necessário que cada líder examine seu ambiente e local e grupo de trabalho e se possível, criar comissões e subcomissões que facilitem o desenvolvimento do trabalho.

Este instrumento de administração vem para facilitar o andamento desta Organização, este organograma administrativo vem para dar uma ordem e o que veremos a seguir são as atribuições a cada ministério .

Basta que cada Ministro siga as diretrizes conforme este organograma e que ponha em pratica cada propósito, obedeça cada regra, com submissão, amor, coragem, pensando sempre não no bem que terá , mas naquele que produzirá para te, para teu povo, para tua Organização, pelo teu país e pelo Reino do Seu Deus Jesus Cristo.

Os Ministérios e Suas Atribuições conforme Rm. 12; l Cor 12;Ef 4. 11 • Apóstolo – Está escrito que Jesus chamou uns para serem apóstolos, palavra grega que quer dizer enviado, ou “Aquele que tem uma missão “, então um missionário, alguém que recebe uma ordem divina para fazer um trabalho, op apostolo é um missionário abre frentes de trabalho, institui uma visão que ele recebe de Deus, é responsável pela doutrina Crista, doutrinas fieis às questões bíblicas, e à verdadeira doutrina cristã evangélica, é responsável pela instituição de doutrinas denominacionais, visão de pregação e ensino, o apóstolo é reconhecido pela sua fidelidade à doutrina dos apóstolos e profetas e da Igreja Cristã.

No Cenáculo da Aliança o Apóstolo é o responsável direto por toda organização Ministerial, é líder dói ministério , responde juridicamente sobre qualquer indagação que lhe é feita, é responsabilidade apostólica formar e ensinar, formar Ministros de alto escalão (Bispos e Pastores) do Ministério, distribuir a visão, enviar missionários para que sejam abertas novas sedes ou Igrejas locais , o Apóstolo pode convocar todos Ministros e comunicar-lhe acerca de doutrinas ou execução administrativa; agora todos os Ministérios devem submissão e satisfação de seus trabalhos, é dever do apóstolo zelar pela doutrina, pela administração geral, pêlos investimentos de toda Organização do Cenáculo da Aliança, portanto pode também disciplinar qualquer Ministro que infringir qualquer princípio da doutrina Cristã, dos ensinamentos do Cenáculo, e do Manual Administrativo, todos estão sujeitos a esta disciplina, inclusive o apóstolo da Igreja; toda e qualquer disciplina deve ser aplicada mediante a doutrina der disciplina ensinada pelo Cenáculo da Aliança.

 

O Ministério do Cenáculo da Aliança no Brasil terá uma liderança e uma sede única, será representado por Igrejas locais, que terão a sua própria liderança Ministerial, seguirá o modelo administrativo de Empresas privadas, com, Sub-sede regionais e filiais: o modelo Ministerial de Administração das Sub-sedes e filiais obedecerão o Organograma Administrativo da sede do Ministério sendo assim as Sub-sedes e filiais, ou seja as Igrejas locais obedecem as diretrizes e determinações do Ministério (Sede), cada Igreja local tem seu líder (Pastor (a)), cada sede regional terá seu líder (Bispo(a) ), que obedecerão as determinações da sede sobre a liderança do Apóstolo; todos os Ministérios deverão trabalhar integrados para o bem e o progresso do reino é essencial que haja então cooperação entre os ministros e todos que participarem do Ministério ; os Ministros são por esses instrumento orientados a envolverem toda a Igreja para o crescimento do Ministério. .

Os Ministérios relacionados a seguir deverão a seguir deverão seguir o processo de administração denominado, Postura Administrativa ( PA. ) Os Ministérios são :

• Apostólica

• Episcopal

• Pastoral

• Educação Cristã

– Escola de discípulos

– Treinamento Pastoral e Missionário

– Min. Infantil

• Evangelismo Missionário

– Org. dês. de Discípulos

– Igreja Apostólica

• Administração

– Tesouraria

– Património

– Secretaria

– Planejamento, Eventos e Projetos

• Louvor e Música

– Coreografia e Dança

– Coral gospel grupo de música

Todos estes Ministérios tem a responsabilidade e a liberdade de atuarem dentro do Ministério das Igrejas e da ABEC , e formarem grupos de trabalho para desenvolverem o trabalho da Igreja do Ministério^ Postura Administrativa que se tomar é a que será detalhada a partir de agora, liberdade e responsabilidade de atuarem estando submissos à doutrina da Igreja, a autoridade constituídas e a visão de administração descrita neste documento, o que temos a seguir é uma base de conceitos de administração :

_ • Epíscopo / Episcopisa – A palavra quer dizer supervisor (Bispo) vemos esta função descrita em Atos 20. 28 quando o apóstolo Paulo reuniu com a sua Igreja

declarou algo importante, quem constitui um Bispo é o Espírito Santo só Ele sabeda necessidade de organização da Igreja, vemos também em Tito l, Paulo agora . comissiona o seu fiel discípulo ao espiscopado, dando ordem que ele organizasse a região ministerial de Creta e como existia naquela região várias cidades, era

necessário que vários pastores e presbíteros fossem levantados, precisava porém de um organizador que administrasse todo o trabalho, no Cenáculo o trabalho” episcopal não foge à regra, pois além das características que são descritas na palavra de Deus, o Bispo será administrador da região ministerial, para simplificar _ , o Bispo regional poderá contar com auxiliares (Bispos) terá também em sua

administração ( sub-sede) pastores que o ajudarão apascentar o rebanho, estes (

Pastores serão subordinados aos Bispos Regionais e Auxiliares ) O bispo auxiliar será subordinado ao Bispo regional e o Bispo Regional ao apóstolo, oi trabalho doBispo é – preservar o ensino da doutrina apostólica formar novos Bispos e Pastores , criar departamentos que ajudem no crescimento da Região Ministerial (Abrir

frente de trabalho na região) supervisionar todos os trabalhos da Organização do Cenáculo da Aliança e responder ao apóstolo sobre qualquer indagação, é necessário que o Bispo tenha características conforme este documento, atribui-se _ Bispo o Pastorado de Ministros, o Bispo de uma região deve preocupar-se com o nível de seus pastores, pregadores, e evangelistas, cuidar de obedecer as

determinações apostólicas quanto os eventos contidos no Calendários de Festas do Cenáculo, a sua sub-sede deve dizimar à sede apostólica (Dízimos dos dízimos ), deve ter o cuidado de cuidar diligentemente às questões doutrinarias, (O que se prega) em sua região; questões evangelísticas (eventos de evangelismos); questões administrativas principalmente às questões financeiras, organiza e

procurar andar inteirado com todos os departamentos, ter uma visão ampla, uma mente criativa e um espírito dinâmico e submisso. Procure saber do estado das suas ovelhas , faça crescer a sua região .

• Pastores – Desde que existem ovelhas, existem pastores e pastoras e vemos as qualidades e atribuições, qualidades estão descritas em João 10. 10 ” O BomPastor dá a vida pelas ovelhas “, dá a vida quer dizer trabalhar por elas, para ensiná-las , cuidá-las e criar meios para que elas se alimentem e vivam bem, o _ Pastor deve ter um contato direto com suas ovelhas; atribuições estão descritas em Pv23. 24 ” Procura saber o estado das suas ovelhas ” é importante esta máxima.

pois ela desafia o trabalho pastoral, é dever do Pastor buscar as ovelhas desviadas procurar meios para manter ovelhas sempre na Igreja, estes meios são : _

• Manter um ambiente sadio entre as ovelhas :

• Ter bom relacionamento com as ovelhas. tratá-las bem. sejam seja doce. gentil. amável-

• Visite as ovelhas converse com elas . preocupe-se.

T

Os Pastores do Cenáculo, são lideres nas Igrejas locais eles são dirigentes , estão sendo preparados para o episcopado na sede cuidam e auxiliam os Bispos, ensinam aos Ministros que compõem a Igreja, são eles também que administram frente de trabalho da Organização , as classes de acesso ao pastorado, os Pastores é que bem sabem ou devem saber, das necessidades de cada ovelha, devem também

organizar os ANJOS nos cultos, administrarem e ajudarem ; suas Igrejas locais nas sedes e sub-sedes do Cenáculo da Aliança. Pastores no Cenáculo, pregam,

ensinam, cantam , administram finanças secretarias e departamentos, promovem _ eventos , visitam, aconselham , ajudam, pastoreiam .

Pastor é para pastorear, crer, fazer, obedecer ser Pastor é ser ovelha.

• Ministério de Educação Cristã – este Ministério é responsável pelo ensino às várias áreas , onde são desenvolvidos os Ministérios, este Ministério é desenvolvido pêlos mestres do Cenáculo, professores ( Bispos, Pastores) que ensinam acerca do Ministério em geral, as áreas são :

• ——Escola de Discípulos – A escola tem que ensinar especificamente em

horários extras um programa de ensino que visa estruturar a Igreja na doutrina Cristã, a escola de discípulos é composta por:

• Classe de novos convertidos;

• Ministério de Acesso (Anjos );

• Culto de Mulheres ;

• Aliança Dinâmica (Jovens).

Estas áreas de ensino são administradas por Bispos (a) e Pastores para que a doutrina básica não seja ultrajada.

—— Treinamento pastoral e missionário – Os Bispos e outros Pastores ordenados cuidaram de formar pastores evangelistas (Missionários) que comporão o Ministério de evangelismo e o Ministério Pastoral da Igreja.

——Ministério Infantil – Visa cuidar das crianças dos ministérios, criar meios para que a classe infanto- juvenil tenha acima de tudo crescimento, suas famílias devem ser atendidas também deve haver uma extensão do trabalho em suas famílias, este trabalho deve ser exercido pelo Líder do Ministério de Evangelismo da Igreja.

Ministério do Evangelismo Missionário – Deus chamou uns para evangelistas , o Ministério de evangelismo é sem duvida o setor produtivo do Ministério e de suas Igrejas, responsável por abrir novos trabalhos e juntamente com o pastorado, promover eventos evangelísticos, este departamento é administrado pelo (a) Evangelista Ordenado. que tem sob sua liderança obedecer as diretrizes evangelísticas do Ministérios acerca do Evangelismo, o Evangelista pode também criar estratégias para o trabalho, trabalhar em conjunto com Pastores e ou outros departamentos, o evangelista terá sob sua liderança ” evangelistas auxiliares” que ajudarão no trabalho, é responsável também em pastorear estes auxiliares e colaborar em sua formação, o evangelista como os Pastores, pregam, ensinam, trabalham, aconselham e administram as frentes de trabalho da Organização, o evangelista responde diretamente aos Bispos por suas atitudes, as Igrejas do Ministério precisam de evangelistas . e quanto mais melhor. desde que seja bem administrado e de responsabilidade do evangelista cuidar do :

——Organismo de desenvolvimento de discípulo í OJ)D) . são as

congregações, o inicio de todo o trabalho o evangelista a partir daí já pode começar a entregar as direções ao Pastor ou a um evangelista definitivo afim de que as ovelhas já comecem a ser discipuladas e a se acostumarem com seu futuro líder, de uma maneira geral ou ” Organismo de desenvolvimento” é uma preparação do povo para ser Igreja, é importante saber que já somos Igreja a partir do momento que somos salvos por Jesus; a Organização desta Igreja Apostólica dar-se-á quando a Organismos de desenvolvimento tiver de 35 a 50 membros ativos – então a Igreja será organizada entre ao líder e a pelo Apóstolos ou pêlos Bispos da Região, tendo assim a capacidade de propagar e expandir o Ministério e as Igrejas com a visão do Cenáculo da Aliança. «As Igrejas organizadas terão de seguir os módulos da sede em sua constituição administrativa, doutrinaria e se possível física, a Igreja deve ser o centro de comando do Ministério na região, Pastores e Bispos serão a liderança da Igreja Apostólica auxiliados pêlos evangelistas, a liderança responde ao Bispo da região .

• Ministério de Acão Social – è o Ministério de Ajuda e beneficência da Igreja, hoje neste ministério contamos com ajuda da ABEC, e a equipe do diaconato da Igreja composto de diáconos e diaconisas, este ministério visa atender as necessidades dos Ministros da casa Apóstolos, Bispos e Pastores, também dos necessitados da Igreja, a ornamentação da casa, isto é, limpeza, móveis, tudo isto fica por conta dos diáconos e diaconizas da Igreja, é também deste Ministério a assistência medica e jurídica que deverão ser compostas por médicos e advogados voluntários e competentes.

A ABEC que é Associação Beneficente do Cenáculo é o órgão jurídico que promoverá os programas ” Novo Tempo ” e ” End Off’, dentre eles o principal” A Casa de Regeneração ” .

O Ministério de Ação Social é dirigido pêlos diáconos e diaconizas e responde à liderança da Igreja .

 

Falaremos da Administração da ABEC no próximo ponto as diaconizas podem criar comissões para desenvolver o trabalho da Igreja, toda a arrecadação de alimentos, roupas e etc . . . . serão administradas, distribuídas pelo Ministériode Ação Social as diaconizas do Ação Social são também Assistentes Social e de Beneficência da ABEC , todos os Ministros do Ministério deverão atuar voluntariamente na ABEC. f

Os Diáconos e Diaconizas , serão solicitados quando for preciso ,devendo sempre atender quando solicitados .

• Ministério de Administração – Este Ministério tem por função ser modelo de administração para todas as Igrejas do Cenáculo da Aliança Cristã e para ABEC :

— A presidência é quem responde pela Igreja onde, é quem

administra os trabalhos que serão desenvolvidos no ministérios é o apóstolo , nas Igrejas locais e regiões Ministeriais são ocupados respectivamente por Pastores e Bispos que serão e terão a responsabilidade de um gerente, quem administra uma Igreja do Cenáculo e a frente da ABEC, tem de ter característica dinâmica, ampla, espírito de liderança, bom senso, noções administrativas, facilidades de adaptação, amor, autoridade e submissão, . com estas qualidades, o gerente ministerial terá êxito, e uma visão ampla permitirá

conhecimento de todas as áreas, procure saber de tudo, procure estar atualizado no meio político, na vida civil do país, deseje e trabalhe para colocar seu empreendimento no nível” mais elevado, onde você estiver, não seja mais duro com as pessoas do que com osproblemas, trate com carinho o povo que dirige com você, é necessário comunicação que

te ajudará a entender melhor os problemas da Instituição e dará possibilidades reais de resolvê-los, comunique-se com seus colaboradores e faça-os saber dos seus planos, criará

cumplicidade com eles e ganhará respeito. Lembre-se disso, se quiseres mais algumasw informações, leia o livro,” Métodos de Administração de Jesus ” lhe será de grandeutilidade.

———A Tesouraria – Este é o departamento que cuida dá área financeira, entradas, saídas, investimentos, a tesouraria deve ser composta por Pastores que sejam ordenados pelo Ministério e tenham conhecimento da Palavra e da necessidade do Ministério , deve ser formada também não somente por uma pessoa, mas por uma^ comissão de Ministros, que estarão inteiramente ligados um ao outro e à presidência acima de tudo , deverá se ter um planejamento de gastos mensais deverá se ter também metas que deverão em reuniões ser passadas aos lideres . A tesouraria responsável a um líder, o líder máximo de cada Igreja local, a saída de dinheiro não pode ser um vício, pois isto quebra a finança então estabeleça datas, propósitos, orçamento de gastos e projeções de ganhos, istode dará poder de administração, as atribuições estão contidas nos ” Estatutos ” da Igreja e da ABEC.

————A Direção de Património – esta área que cuida de todo o património da Igreja é de responsabilidade dos Diretores, catalogar cada património, móvel ou imóvel, lançá-los em ata, etiquetá-los, é de responsabilidade dos diretores cuidar e manter cada património para seu devido uso, as atribuições do património estão contidas nos ” Estatutos” do Cenáculo da ABEC .

Os diretores deverão receber ” ordenação ” como todos os outros membros de Ministérios, respondem diretamente ao líder máximo das Igrejas.

———— Secretaria — Área ligada à presidência diretamente,correspondências externas e / ou internas, são emitidas e recebidas pela secretaria, é a

execução dos processo burocráticos da Igreja, o Ministério, as sub-sedes e as Igrejas locais , devem ter uma secretaria com extrema urgência, a secretaria deve ter a iniciativa de - organizar a agenda da Igreja, por isso deve estar inteirada com os eventos promovidos pela - Igreja e pela ABEC , é responsável pela agenda do Ministro, pelo mural da Igreja. É reconhecido como um ministério dentro da Igreja, portanto, seus lideres devem ter Ordenação Ministerial, o secretario tem de desenvolver todas as características de um líder de ministério das Igrejas do Cenáculo cristã

——Planejamento de eventos e projetos

Os diretores de eventos e projetos estão designados como comissões que atuam

estritamente dentro das diretrizes da palavra de Deus conforme esta no calendário anual das Festas do Cenáculo, é importante que cada festa tenha sua comissão e que poderá se preciso for formar comissões para melhorar o desenvolvimento do evento, cada festa uma comissãoa intenção é fazer com que estas comissões trabalhem todo ano só para desenvolver o evento, a ideia e fazer das festas do cenáculo uma cultura para que não só a comunidade do

cenáculo participe mas que traga benefício para toda sociedade independente da crença ou cultura do indivíduo, portanto a criatividade deve se a marca deste Ministério, conhecimento de alto nível imprescindível na resolução, os eventos da ABEC . c Cenáculo devem ser muito bem administrados, pois a visão deve ser lucro, isto é, adeptos e recursos financeiros para o crescimento do Ministério, o lucro pé fator chave, pois não se trabalha

sem que haja resultados e os resultados são o que marcam a vida de um grupo e de um evento , preocupem-se com repercussão do evento, ela é a grandeza não deixem de produzir um evento com sua responsabilidade, pontualidade e com profissionalismo,_ espiritualidade e amor, o planejamento deve ensinar e evangelizar.

Use todos os meios de patrocínio possíveis ,use todos os braços para que o seu evento

produza os efeitos necessários. • Louvor e Música

É o Ministério de Levitas da Igreja administrado por Bispos e Pastores, que deverão orientar e aconselhar ensinar, acerca os deveres sacerdotais, posturas e músicas e composição é importante saber que cada levita da Igreja tem responsabilidade de Ministro,

então deve ter líderes que tenham conhecimento em música, e nos ofícios de obrigações de um sacerdote, os lideres tem que ter bom senso, respeito aos liderados e responsabilidade. Este Ministério é responsável direto pelo :

—— Coral Gospel do Cenáculo, grupo de louvor que ministra louvores nos cultos, é composto por pessoas batizadas, com testemunhas para com os de fora e com conceito e

respeito para os que estão dentro da Igreja.

— Coreografia e dança, grupo de levitas dançarinos que fazem coreografia das músicas cantadas na Igreja em culto normais e nos de eventos.

— Grupo de Música, todos os grupos, bandas e cantores que compõem o grupo de levitas da Igreja todo cantor ou músico que for produzido ou patrocinado pela obra ou pela Igreja

deverá exercer o oficio e a condição de levita na Igreja.

– ‘•’

Compor o Ministério de louvor é uma honra, e urna responsabilidade indescritível, é através de um ofício sacerdotal, aproximar-se mais de Deus

• Intercessão Profética

O cargo profético é descrito em Efésios 4. 11, dá uma característica que isto é um dom, a intercessão profética é uma necessidade na igreja, e devem ser reconhecido como ministérios, responsáveis pelo crescimento na obra, a igreja precisa de intercessores que tirem o seu tempo para ouvir a voz do senhor, as características do intercessor profético é amar a obra de Deus, ninguém intercede sem amor, humildade em ouvir e falar da obra do senhor, em ouvir a voz de Deus o senhor realmente fala através de muitas formas, como está escrito é necessário que os profetas intercessores tenham características de ministros, preocupem-se com o ministério aconselhem os ministros e preguem, ensinem, cuidem de ovelhas, sejam responsáveis, dêem exemplo; a responsabilidade profética é muito séria em todas as igrejas a intercessão profética de ser apreciada e pastoreada pêlos bispos e pastores a quem responderão diretamente, é importante lembrar que “o espirito do profeta esta sujeito ao profeta”, as profecias devem ser coerentes com a palavra de Deus, os intercessores devem orar pelo crescimento do ministério, dos líderes, todo conceito sobre a profecia estão contido na bíblia conforme a interpretação do Cenáculo da Aliança Cristã e levar outras pessoas a ter um convívio sólido, harmonioso e cheio de festa e alegria está deve ser a marca do ministério de louvor nesta igreja.

INTERCESSÃO PROFÉTICA

—— Considerações finais

Administrar esta igreja é uma responsabilidade que como disse no início, sem dimensões imagináveis, os planos e propósitos meus e de Deus são que sua vida através deste ministério de administração encontre-se com um valor jamais notado ou antes visto, o que escrevi aqui é um resumo de atribuições de cada área, existem muitos outros livros que beneficiaram minha vida mas a base de tudo é o fundamento que se chama Jesus, então a administrar o empreendimento d1 ele com ele a partir de agora siga estas instruções e tenha êxito em tudo que fizer; tenha postura, criatividade, iniciativa e amor. ” Seja sempre exemplo dos outros não espere deles o que você não pode dar, aproxime-se da sua tropa, e não espere que alguém lhe mande fazer, o que você já deveria ter feito ” Ap cm

Meu muito obrigado e que Jesus te abençoe sempre rumo ao sucesso.

Clóvis A. Matos- Apóstolo Presidente da Organização do Ministério do Cenáculo da Aliança Cristã- Jan. 2001.

 

Resultados patrocinados para: Negócios

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. junho 15, 2010

    Manual Administrativo: MANUAL ADMINISTRATIVO Regimento Administrativo Ministerial da Igreja Evangelho Apostólico C… https://bit.ly/artm5w

  2. junho 15, 2010

    Manual Administrativo: MANUAL ADMINISTRATIVO Regimento Administrativo Ministerial da Igreja Evangelho Apostólico C… https://bit.ly/artm5w

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *