Taxas do sistema de franquias



Hoje falamos das principais taxas que existem no sistema de franquias

São basicamente 3 taxas:

– Taxa de Franquia;
– Taxa de Royalties;
– Taxa de Marketing.

A taxa de Franquia é cobrada pela franqueadora por conceder ao franqueado o direito de explorar o seu modelo de negócio e sua marca em um determinado território e por um determinado período de tempo.

Nessa taxa também estão inclusos os custos de treinamento ao franqueado e todo o suporte na implantação da nova unidade de negócio.

Também são considerados os investimentos que a franqueadora fez pra preparar toda a sua proposta de valor aos novos franqueados.

É cobrada, normalmente, na assinatura do contrato e é paga apenas uma única durante o período do contrato.

Já a taxa de Royalties é cobrada como forma de remuneração por todos os serviços de suporte prestados pela franqueadora ao franqueado (como, por exemplo, a consultoria de campo), e também, pra que a franqueadora consiga manter o aprimoramento do negócio pra rede.

Essa taxa, normalmente, é cobrada de maneira mensal.

Os Royalties podem ser cobrados de diferentes formas. Existem franqueadoras que cobram um valor fixo mensal, outras que cobram um percentual sobre o faturamento bruto, ou percentual sobre lucro operacional e, também, tem as que cobram sobre o valor de compra dos produtos (nesse caso quando a franqueadora é também a fornecedora de produtos).

A taxa de Marketing é um valor cobrado das franquias com a finalidade de promover a marca e os produtos através de campanhas publicitárias.

Todos os recursos arrecadados não pertencem à franqueadora, e sim, a todos os franqueados. A franqueadora é a penas a gestora desse fundo e presta contas desses valores à rede de franquias.

Usualmente também é cobrada de maneira mensal.

Pra chegarem nos valores e percentuais que devem ser cobrados aos franqueados, as franqueadoras realizam projeções de resultados. Levam em consideração todos os custos como: investimento inicial, o total das receitas e despesas (que poderão ser atingidos dentro do período do contrato). Pois, assim, projetam a lucratividade, a rentabilidade e o retorno sobre o investimento.

Se você quer tornar-se um franqueado, é fundamental entender essas projeções. E procure entender, junto à franqueadora, em quais cenários essas projeções foram realizadas. Se foram feitas considerando cenários mais otimistas, realistas ou conservadores. Ok?

INSCREVA-SE NO CANAL

VISITE NOSSO BLOG: http://www.canalfranquia.com

Cool Ride de Audionautix está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)
Artista: http://audionautix.com/

Resultados patrocinados para: Negócios

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *