Onde está o emprego e novas idéias

Existem setores em 2009 com expansão de contratação, como o caso da área de telemarketing, provocada pela regulação do sistema de atendimento no Brasil. Este setor espera contratar por volta de 78 mil novos profissionais, por todo o país, em funções que geralmente exigem o ensino médio.

Outros seguimentos precisam contratar em virtude do aumento do atendimento de serviços, que são as áreas de saúde e educação, que vão crescer no mínimo mais 3%, com muitas vagas abertas para enfermagem, médicos, professores de idiomas, telemedicina e outros.

Áreas como engenharia da computação, vendas, restaurante e administrativa operacional, continuam com demanda de contratação em vários locais do Brasil. O turismo está impulsionando a contratação temporária e efetiva em muitas cidades do Brasil. Cidades como São Paulo já atraem por volta de 11 milhões de turistas por ano, sendo 1,7 milhões de estrangeiros. Atraídos pela gastronomia e diversificação cultural. O turismo é o setor que mais emprega no mundo no momento.

Comentar um exemplo: muitas cidades do Brasil podem conseguir espaços para avançar e gerar empregos no turismo. Em Goiânia, com boa qualidade de vida, observando uma logística mais adequada de atendimento ao turista, treinamento e investimentos, com certeza poderá ser a porta de entrada do turismo na região, que é menor do que o volume de turistas recebidos pela cidade de Caldas Novas.

Produção de ovos de páscoa, hotéis, restaurantes, call centers, indústrias do vestuário, obras de infra-estrutura, informática de programação, e-commerce, setor de consórcios, são outros exemplos de setores que estarão contratando no início de 2009.

Precisamos combater a raiz do desemprego que é motivado por alguns fatores, como: alta taxa de juros que provoca desinteresse em investir na produção e incentiva a aplicação no sistema financeiro; desqualificação profissional (muitos setores estão carentes de mão-de-obra qualificada, principalmente técnica); desonerar a folha de pagamento aumentando os impostos sobre o valor do produto agregado.

Dentre muitas idéias para geração de empregos posso citar:

Ø      Manter investimentos em educação – principalmente em programas de qualificação profissional dirigida e assistida, atentando a realidade do mercado;

Ø      Reduzir as taxas de juros e principalmente o spread bancário para incentivar o setor produtivo;

Ø      Investir em novas tecnologias que podem gerar milhares de empregos (devo salientar o Programa PRIME da FINEP, como uma grande alternativa de alavancar novos produtos e negócios), dentre estas, destaco o desenvolvimento e incentivo a energia solar, medicina alternativa, acquacultura, tecnologia naval, pesca turística, serviços on-line, áudio-visual e outros.

Ø      Melhoria do custo Brasil, atacando pontos como a logística de distribuição integrada, diminuição de tributação e melhoria de processos de liberação de mercadorias, com sistemas integrados mais eficientes que diminuam a burocratização e ao mesmo tempo aumente o controle e fiscalização do setor.

Ø      Aumento da fiscalização tributária em todos os níveis;

Ø      Incentivar a criação de empresas sociais;

Ø      Implantar novos projetos de economia solidária e fomentar a pesquisa sobre estes projetos; Incentivar e ampliar os bancos do povo;

Ø      Criar cooperativas de exportação, estabelecendo parcerias internacionais;

Ø      Criar núcleos de desenvolvimento da criatividade;

Ø      Implantar sistemas de empreendedorismo;

Ø      Qualificar e revitalizar o sistema agrícola familiar;

São pequenas ações que podem auxiliar a impulsionar o emprego, além das medidas já anunciadas pelo Governo Federal de incentivar o crédito e os investimentos como a diminuição do IPI, IOF, IRPF, aumento do salário mínimo, aporte de recursos ao BNDES para investimentos que gerem empregos. Este é o momento da ação.
Fonte: https://www.webartigos.com/articles/13869/1/ONDE-ESTA-O-EMPREGO-EM-2009-E-NOVAS-IDEIAS/pagina1.html#ixzz0x3fdXMom

Autor: Welinton Santos

Economista e psicopedagogo. Palestrante
Contatos: welinton.economista@gmail.com

Resultados patrocinados para: Negócios

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. agosto 19, 2010
  2. agosto 19, 2010
  3. agosto 19, 2010

    Onde Est: ONDE ESTÁ O EMPREGO EM 2009 E NOVAS IDEIASWelinton dos Santos é economista e psicopedagogo        Existe… https://bit.ly/aC3ALr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *