Empresa – Cuidados antes de abrir sua Firma

Empresa. Cuidados antes de abrir sua firma e o que você precisa observar para que o sonho de virar patrão dê certo a longo prazo:

Deixar de ser funcionário para ser o dono do próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros. Tomar essa decisão é o primeiro passo. Para entrar de vez no meio corporativo, é fundamental se adaptar aos significados de palavras como planejamento e plano de negócios.

A preparação serve para estruturar o empreendimento e verificar sua viabilidade. Conhecer o cliente, qual o seu perfil de consumo, quais os seus hábitos, o que ele deseja, onde deseja, como deseja, quanto e como está disposto a pagar. Responder a essas perguntas é essencial. Se você tem esse desejo e não sabe por onde começar, um caminho pode ser procurar um contador ou um advogado habituado ao tema ou uma unidade do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae-SC).

Quem quer abrir um negócio precisa, antes de tudo, ter perfil empreendedor. E isso quer dizer um monte de coisas. Dizem os especialistas que uma das mais marcantes é estar insatisfeito constantemente com o que se faz. O empreendedor está sempre buscando qualidade e eficiência, formas de reduzir o tempo e os custos.
Ele também corre riscos calculados e avalia muito bem as alternativas antes da ação. Sempre busca formas diferentes de alcançar objetivos e tem comprometimento com seus acordos. Estabelece metas e registra objetivos metodicamente. Ou seja: tem ótima noção para planejamento e monitoramento constante dos resultados. O planejamento é um mapa, um guia.

O empreendedor é ainda curioso. Perguntar a clientes, concorrentes efornecedores é uma forma de interagir com o mercado. Independência e autoconfiança são conseqüências de todas as outras características. O empreendedor é otimista diante do que dá errado e segue em frente.

Negócios

Pontos para analisar antes de abrir a empresa

Pesquisa
Esta é a ferramenta mais importante para definir as estratégias. Todo mundo deveria contratar uma pesquisa antes mesmo de pensar em abrir um negócio, mas poucos o fazem. O levantamento ajuda a decifrar o público-alvo, suas necessidades e hábitos.

Público
É preciso conhecer o público para oferecer-lhe um produto. Pode ser um item diferenciado ou algo comum, porém que não exista naquele lugar. O ideal é encontrar respostas para: que necessidades não estão atendidas? Quanto esse consumidor quer pagar? Com que freqüência consome?

Fornecedores
Devem ser escolhidos pela qualidade, preço e confiabilidade. O preço do fornecedor influencia no valor de venda e nas margens. Não é bom depender de um só, porque qualquer problema pode acarretar desabastecimento e comprometer o negócio.

O ponto
É preciso estar perto do público, mas não no meio da concorrência. A localização ideal depende do produto ou serviço oferecido. As pessoas chegam a pé? De carro? É fácil estacionar? O ponto tem visibilidade?

Inovação
Ser diferente é bom, mas não é pré-requisito. Há espaço para coisas tradicionais, desde que haja demanda. O errado é oferecer um produto tradicional para um público que já esteja atendido.

Preço
Para formar preço de venda, é preciso levar em conta a remuneração dos sócios, o fluxo de caixa, as datas de pagamento de fornecedores e de recebimento dos pagamentos das compras.

Finanças
Normalmente, leva 12 meses para a empresa começar a ter lucro. É preciso estar preparado para só investir neste período.

Oportunidade
A oportunidade é uma necessidade do cliente que não está sendo atendida. Pode ser uma inovação, uma antecipação da necessidade que ainda não é percebida pelo cliente.

Nome
O nome da empresa ou a marca é a forma como o negócio será fixado na “mente” dos clientes. Marcas com nomes e símbolos de difícil assimilação pelo cliente, ou que não são associadas com o negócio, criam dificuldades e barreiras para manutenção no mercado.

Na hora do financiamento:
– As garantias são o maior complicador na hora de tomar um empréstimo. Ao iniciar um novo negócio, o empreendedor terá de oferecer bens próprios, ou de terceiros, como garantia do crédito. Quanto menos garantias, mais alto o juro cobrado pelo banco, para compensar o risco de emprestar dinheiro.
– O crédito para novas empresas se divide em dois tipos básicos: investimento e capital de giro.
– O investimento é dinheiro destinado à aquisição de bens ­¿ máquinas, por exemplo. Nesse caso, a máquina é a garantia do banco, pois pode ser retomada em caso de inadimplência.
– O capital de giro é dinheiro para formar estoque ou manter o fluxo de caixa. Esse financiamento pode ser tomado em diferentes formas e, dependendo das garantias oferecidas, muda a taxa de juro ¿ via de regra, mais alta que no investimento. O prazo tende a ser menor, o custo, maior e normalmente não tem carência.
– Uma das formas é a antecipação de duplicatas, quando o credor vende os produtos a prazo e troca as notas fiscais (títulos) nos bancos pelo pagamento na hora. Os juros são em torno de 1,7% ao mês. Operação semelhante pode ser feita com as vendas no cartão de crédito o cliente paga a prazo, mas o comerciante recebe o dinheiro na hora. As taxas vão de 1,5% a 2,5% ao mês.
– O cheque especial é outra alternativa. Os juros para pessoa jurídica são menores do que os cobrados da pessoa física (em torno de 5% ao mês contra 7%).
– Se tiver um emprego fixo, o empreendedor pode, também, fazer um empréstimo consignado para financiar o negócio.
– As instituições financeiras fazem uma análise antes de emprestar, que inclui, além das garantias, o fluxo de caixa e a relação com clientes.
– Os agentes financeiros não emprestam 100% dos recursos necessários, sendo obrigatório que os empreendedores tenham reservas para aportar no negócio.
– O plano de negócios deve prever a necessidade de investimento imobilizado e de capital de giro para os primeiros meses da empresa.

*Os textos aqui apresentados são extraídos das fontes citadas em cada matéria, cabendo as fontes apresentadas o crédito pelas mesmas.

Fonte http://www.sebrae-sc.com.br

Resultados patrocinados para: Negócios

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *