Concorrência: 33% das MPEs declaram ser prejudicadas por grandes empresas

De acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae, 65% da MPEs (Micro e Pequenas Empresas) afirmaram que há grandes empresas concorrentes em seus mercados de atuação, sendo que 33% acreditam que foram prejudicadas pela concorrência das empresas de maior porte.

Das MPEs que se consideram prejudicadas, 68% disseram que o principal motivo é o fato de as grandes empresas venderem a preços mais baixos.

Segundo o estudo, 57% acreditam que a presença das grandes empresas não prejudicou nem beneficiou os negócios, 75% afirmam que as empresas de maior porte estimulam a competitividade do setor e 10% se dizem beneficiadas com a competição.

Compras

A pesquisa destacou também que 73% das MPEs paulistas compraram de grandes empresas em 2009.

Para 98% dos entrevistados, o fator mais importante na decisão de comercializar com as grandes empresas é a qualidade dos produtos e serviços, enquanto 96% afirmam que é a rapidez na compra e o preço.

A maior dificuldade apontada por 76% dos entrevistados no momento de realizar a compra é a não-obtenção de condições de pagamentos adequados.

Para 63% das pequenas empresas que não compram das empresas de grande porte, o maior entrave é o fato de que as MPEs compram em pequenas quantidades.

Sobre a pesquisa

A pesquisa A Relação das MPEs com as Médias e Grandes Empresas foi realizada pelo Sebrae entre setembro e outubro de 2009.

Foram consideradas como médias e grandes empresas as indústrias com 100 ou mais funcionários e as empresas de comércio e serviços com 50 ou mais trabalhadores.

Os resultados foram ponderados pela participação de cada setor no universo das MPEs paulistas: 53% do comércio, 35% de serviços e 12% da indústria.

*Os textos aqui apresentados são extraídos das fontes citadas em cada matéria, cabendo às fontes apresentadas o crédito pelas mesmas.


Resultados patrocinados para: Negócios

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *